Notícias

Episódio 10 de Sword Art Online sofre censura inusitada em Taiwan.

| por:

Postado em: #TV

Pode isso Arnaldo?

 

ASUNA

PODE ISSO ARNALDO?

Qualquer tipo de censura é polêmico e gera, principalmente em países ocidentais, um sentimento de usurpação do direito à livre produção artística. Porém, em se tratando de países orientais, as regras sobre o que pode e o que não pode ser exibido na TV sãoobedecidas sem maiores questionamentos.

episódio 10 de Sword Art Online sofreu uma edição bastante chamativa quando foi exibido na semana passada em Taiwan. A cena que mostra a personagem Asuna vestindo apenas roupa íntima foi considerada fora dos padrões locais.

Até aí tudo bem, já que leis são criadas conforme a cultura específica de cada lugar. O fato mais inusitado ficou por conta do canal de TV administrado pela China Television que, ao invés de usar um foco de luz ou uma nuvem (artifícios já tradicionais em animes censurados), estamparam um grande selo de censura – que pode ser visto na imagem abaixo – no meio da tela dos espectadores taiwaneses.

Imagem da cena censurada pelo canal de TV de Taiwan. (imagem: Radio J-Hero)

Imagem da cena censurada pelo canal de TV de Taiwan. (imagem: Radio J-Hero)

Não foram divulgados o horário da exibição nem a classificação indicativa para o anime no país em que sofreu a censura. Assim como também não houve um pronunciamento explicando se outros episódios também poderão sofrer censura.

Confira o gif com a cena original, quando transmitido pela TV Japonesa MBS:

ASUNA: "- Kirito-kun, seu B-B-Bakaaaaa"

ASUNA: “- Kirito-kun, seu B-B-Bakaaaaa”

Fonte: Radio J-Hero

– Se o pessoal de Taiwan viessem para o Brasil e vissem as novelas que passam na TV Globo e quisessem exportar, iriam esgotar o estoque de selos deles no vídeo! hauhauhauhauahua xD

 

Sobre o autor

Luiz GP

Luiz é editor dos sites Anime Xis e Revista Mundo OK. Formado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e um fã de animes e cultura japonesa. Além de professor escolar, já atuou como locutor de web-rádio, fã de esportes (principalmente NFL, NBA, NHL, MLB e ciclismo), torcedor do São Paulo FC e baixista de banda de rock as vezes. Duvidas? Siga-me que eu respondo -> twitter e Insta: @oluizsama