Notícias

Seu site “.moe”: Para amantes de animes e cosplayers de todo o mundo!

| por:

Postado em: #Anúncios #Curiosidade #Fãs #Japão #Produtos

Pode isso Arnaldo? Empresa cria novo domínio com intenção de atingir público otaku!

moe domain

Arte de Kazuharu Kina (Otakumode.com)

Isso mesmo meus amigos, quando a gente pensa que já vimos de tudo pela internet, eis que surge mais uma novidade e dessa vez boa para os otakus.

A Interlink Co. Ltd., dona de um novo Operador de Registros de Domínios, anunciou que no dia 17 de Junho de 2014 inaugurou o mais novo e original Domínio de Auto Nível ou Top Level Domain (TLD) da Internet 1 (serviço primário de internet global para uso livre comum), trata-se do “.moe”.

O “.Moe”:

A palavra “Moe” (que significa uma afinidade especial para personagens de ficção, as pessoas, animais, etc; pronunciado como “moh-ay”) está enraizada profundamente na cultura Otaku japonesa (simplesmente como é conhecido o nerd por lá). O “Moe” é um novo Top Level Domain (TLD) projetado para servir como uma nova identidade on-line para Otakus, amantes de animes, desenhistas amadores, criadores de conteúdo, artistas e empresas no ramo de animes, histórias em quadrinhos (mangás) e as indústrias de light-novels.

O lançamento público do “.moe” é dividido em duas fases; Fase Landrush e General Availability. A Fase Landrush é um período curto de registro de prioridade ou período de acesso antecipado, no qual os usuários terão a melhor chance de garantir o seu nome de domínio desejado. Na fase de Disponibilidade Geral (General Availability), os nomes de domínio serão alocados conforme ordem de chegada. Tanto a Fase Landrush e de Disponibilidade Geral estão abertos a todos, sem restrições.

moe domain page

Obtendo o domínio “.moe”:

Antes do lançamento para o público, a Interlink tem trabalhado para criar a consciência do TLD, trabalhando com empresas interessadas. Por exemplo, o editor de Visual-Novels conhecido como Aquaplus, agora é o orgulhoso proprietário do http://aquaplus.moe/ .

Até o momento, a Interlink assinou contratos com 28 registradores credenciados pelo principal órgão de domínios mundiais, a ICANN e espera que este número cresça acentuadamente ao longo da Fase Landrush. Os Usuários que desejam garantir o seu domínio no “.Moe” podem encontrar mais informações em http://nic.moe/en/ .

Datas de Lançamentos:

  • Período Landrush: 17 de Junho de 2014 (15:00 UTC) à 18 de julho 2014 (15:00 UTC).
  • Período de Disponibilidade Geral: a partir de 22 de julho de 2014 (02:00 UTC).

Sobre a Interlink:

A Interlink Co. Ltd. é uma empresa sediada Tokyo que foi fundada em 1994. A Interlink tem um negócio bem sucedido e oferece uma ampla gama de moe domain imageserviços, incluindo serviços de conectividade Internet, serviços de hospedagem e serviços de registro de domínio. Interlink vem desenvolvendo o Top Level Domain “.Moe” para se tornar um espaço global superior desde 2012. A empresa vem executando um contrato com a ICANN, a autoridade de governo dos DNS globais desde novembro de 2013 que lhe permite operar o domínio “.moe”.

OBS: Mm domínio de nível superior (TLD) segue sempre acompanhando o nome de algum site, onde quer que ele esteja hospedado. Por exemplo, “example.org” pertence ao domínio de nível superior “.Org”. No Brasil é comum encontrar sites com terminações “.com”, “.net”, “.com.br”, “.gov.br”, “.org.br”. Esses dois últimos aqui no Brasil pertencem diretamente a empresas de parâmetros estatais.

Fonte: Interlink Co., Ltd

E ai, o que você achou da ideia? Vai se tornar um usuário do domínio “.moe” também? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Veja outras notícias de produtos clicando aqui!

Sobre o autor

Luiz GP

Luiz é editor dos sites Anime Xis e Revista Mundo OK. Formado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e um fã de animes e cultura japonesa. Além de professor escolar, já atuou como locutor de web-rádio, fã de esportes (principalmente NFL, NBA, NHL, MLB e ciclismo), torcedor do São Paulo FC e baixista de banda de rock as vezes. Duvidas? Siga-me que eu respondo -> twitter e Insta: @oluizgp