Notícias

Animadores no Japão: Muito trabalho e má remuneração!

| por:

Postado em: #Animes #Curiosidade #Japão

Pode isso? Em uma pesquisa realizada pelo JAniCA mostrou que os Animadores Japoneses recebem menos e trabalham mais do que um funcionário de escritório.

shirobako - image 02A vida para quem trabalha na industria dos anime nem sempre é fácil e olha que nem estou falando do último vídeo que eu fiz falando do Shirobako, que por sinal nos mostrou de uma maneira cômica como é o dia-dia de um estúdio.

Como nós sabemos, em muitos serviços que são oferecidos no mercado de trabalho, nem sempre o que se faz tem o seu pagamento feito a altura com o que deveria ser (sem fazer menções politicas, o Brasil, a China, e muitos outros países de terceiro mundo são belos exemplo disso). Pode ser um pouco difícil de acreditar, mas no Japão isso realmente acontece para quem tem um dos mais importantes trabalhos na industria dos animes e é justamente o animador, aquele que passa horas com lápis, borracha e papel na mão, fica horas sem dormir trabalhando direto e ainda por cima sofre de dores nas costas, nos braços e sem falar do stress.

janica

A Japan Animation Creators Association (JAniCA) realizou a pedido da Agência Japonesa dos Assuntos Culturais uma pesquisa onde concluiu que o salário anual de um animador japonês é de cerca de 1.1 milhões de ienes,  qualquer coisa como 8 mil euros ou 27 mil reais.

O que é muito pouco em comparação com a média de um trabalhador de escritório japonês que anualmente ganha cerca de 4.1 milhões de ienes. A pesquisa concluiu igualmente que um animador japonês trabalha em média 11 horas por dia.

Veja também: Anime Shirobako revela estimativas de salários na industria de animação.

animadores - cartoonist

A Japan Animation Creators Association (JAniCA) é conhecida pelo projeto Anime Mirai, uma iniciativa do governo japonês para formar novos animadores nipónicos, combatendo o progressivo declínio dos artistas japoneses que trabalham na produção de anime e consequente subcontratação de trabalho a estúdios de animação estrangeiros (Coreia e China).

Ema - Shirobako

Bom, vendo por esse lado, acredito que há algum sindicato ou órgão que zele pelo bom trabalho dos funcionários da indústria de animação e que deva recorrer há algum método para que este problema salarial seja resolvido em breve. Afinal estas pessoas não estão lá pelo simples fato de ser um trabalho, mas também ser um meio de manifestação de uma coisa a qual eles tratam com muito carinho.

Fonte: OtakuPT

– E ai, o que acha? Eles merecem um salário melhor? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Sobre o autor

Luiz GP

Luiz é editor dos sites Anime Xis e Revista Mundo OK. Formado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e um fã de animes e cultura japonesa. Além de professor escolar, já atuou como locutor de web-rádio, fã de esportes (principalmente NFL, NBA, NHL, MLB e ciclismo), torcedor do São Paulo FC e baixista de banda de rock as vezes. Duvidas? Siga-me que eu respondo -> twitter e Insta: @oluizsama

  • Micael Okamura

    Diz um boato, até, que a péssima animação do Pierrot, como vista na luta Naruto vs Pain, por exemplo, vem de animadores chineses e coreanos do estúdio revoltados com o baixo salário e as horas abusivas.

    • Hmmmm… disso eu não sabia, mas vou dar uma pesquisada para saber melhor essa história, que na verdade, eu não duvido nada que isso tenha acontecido mesmo!

  • Nycollas Prado

    Se no japão pagam mal os assalariados animadores, imagina se tivesse animes brasileiros. Ia ser pior ainda, e ainda ia demorar muito mais pra sair. Porque tanto que BR é preguiçoso.

    • Daykazuh

      Bem por incrível que pareça …os animadores BR ganham melhor que os japoneses, apesar de não ser um salario dos sonhos…R$3.000,00 à 4.500,00….porém lá fora Canadá, EUA, Irlanda vc ganha mais!