Notícias

Otakus marcham contra o racismo em Akihabara

| por:

Postado em: #Curiosidade #Japão

Ruas de Akihabara tem protestos contra atos de grupo racista e anti-étnico e defendem os mestiços e estrangeiros, a quem eles os recebem de corações abertos!

Akihabara - otakus contra racismo 03Pois é meus amigos, pode parecer até um pouco surreal assim dizendo sobre o Japão, um dos mais modernos e pacíficos países do mundo, que por lá também há movimentos racistas. Em plena terra do sol nascente, há grupos de pessoas e até grupos políticos e religiosos que são contra esta chamada mistura de raças.

O Japão está atualmente assolado por manifestações anti-imigrantes e anti-étnica coreanas liderada por uma organização política conhecida como a “Zaitokukai”, ou “Zainichi Tokken o Yurusanai Shimin no Kai” – Associação de Cidadãos contra os privilégios especiais do Zainichi. Eles protestam contra os direitos dos imigrantes, particularmente os de ascendência coreana conhecida como “Os Coreanos Zainichi”.

A atriz e cantora Pile, mais conhecida por dar voz a personagem Maki Nishikino da série Love Live! e Romi Park que é mais conhecida por dar voz a Zoe Hange no anime Attack on Titan são dois exemplos bem conhecidos de Coreanas Zainichi. Porém neste fim de semana, um grupo de pessoas (grande maioria, otakus) saíram pelas ruas de Akihabara em marcha, para defender os estrangeiros e protestar contra o racismo.

Akihabara - otakus contra racismo - imagem

O protesto foi estimulado quando um grupo anti-estrangeiro neo-nazista foi para Akihabara para protestar contra os estrangeiros e exigiu para eles “Go Home” (Voltem para casa). Claro, isto irritou os otakus de Akihabara que fizeram um protesto ainda maior para defende-los.

Por todo o percurso, era possível ver faixas, cartazes, camisetas e posters, em defesa dos estrangeiros: Akihabara - otakus contra racismo 01 Akihabara - otakus contra racismo 04 Akihabara - otakus contra racismo 05 Akihabara - otakus contra racismo 06 Akihabara - otakus contra racismo 07 Akihabara - otakus contra racismo 08 Akihabara - otakus contra racismo 09 Akihabara - otakus contra racismo 02

Em um templo xintoísta conhecido como Santuário de Kanda, fãs de Love Live! deixaram mensagens de apoio a seiyuu:

E não é apenas os Coreandos Zainichi que estão sendo discriminados. Outras pessoas meio-japonês ou “Hafus”, também estão sendo menosprezados pelos japoneses mais tradicionais. Um exemplo é Ariana Miyamoto, que atraiu a ira de muitos japoneses quando ela ganhou o Miss Japão, simplesmente porque dizem que ela não parece japonesa o suficiente (Sabe aquele momento, sorvete na testa?…). Exemplos de outros mestiços japonês incluem as seiyuu’s Megumi Nakajima (Ranka Lee de Macross Frontier), que é meia-Filipina e a meia-australiana Sarah Emi Bridcutt (Yuubari de Kantai Collection).

Uma coisa é certa, é triste sabermos que existe discriminação racial e étnica qualquer lugar do mundo, seja no Japão, Brasil, Europa, Africa, América, etc. Mesmo que há diversas campanhas contra o racismo, tando em marchas populares pelas ruas, programas de TV e eventos esportivos, ainda somos obrigados a ter pessoas menos tolerantes andando na contra-mão disso.

Ainda assim, o que nos alegra é que a grande maioria das pessoas do Japão são contra estas atitudes racistas e aceitam os estrangeiros de corações abertos.

Fonte: SGCafe

– E ai, o que acha? Gostou da manifestação? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Leia outras curiosidades aqui no Anime Xis!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

Sobre o autor

Luiz GP

Luiz é editor dos sites Anime Xis e Revista Mundo OK. Formado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e um fã de animes e cultura japonesa. Além de professor escolar, já atuou como locutor de web-rádio, fã de esportes (principalmente NFL, NBA, NHL, MLB e ciclismo), torcedor do São Paulo FC e baixista de banda de rock as vezes. Duvidas? Siga-me que eu respondo -> twitter e Insta: @oluizgp