Notícias

Hideaki Anno: sobre o ‘fim da indústria do anime’ foi um mal entendido

| por:

Postado em: #Animes #Curiosidade #Japão

Hideaki Anno, diretor do clássico Evangelion, atualmente chamou atenção por dizer que a indústria do anime está morrendo, mas parece que ele voltou atrás!

Anno

O diretor do clássico Neon Genesis Evangelion e muito bem conceituado Hideaki Anno é também conhecido por falar o que pensa sem se importar com o que outros que trabalham no mesmo ramo que ele pensam. A alguns meses atrás ele disse que a industria do anime estava em queda e que em alguns anos iria morrer, alguém se lembra disso?

Bom, parece que ele voltou atrás em seu discurso e explicou melhor dizendo que tudo não passou de um mal entendido!(será?)Hideaki Anno

Durante a Japan Animator Expo em Shinjuku, Anno aproveitou para esclarecer algumas perguntas que ficaram em aberto com a mídia local. Ele quis dizer que a industria não vai morrer ou entrar em colapso e sim que as coisas vão se tornar mais difíceis com o passar dos anos, disse também que as condições de trabalhos para novos animadores estão fracas e com remuneração abaixo do esperado, trabalham muito e com prazos na entrega curtíssimos.

Logo em seguida, ele completou dizendo que produzir uma série em anime é barata, no entanto, recolher dinheiro a partir destes animes é muito difícil e finalizou dizendo que os únicos que podem manter a indústria do anime ativa são os fans, assistindo animes e filmes quando tiverem a chance.

Estava presente no evento o animador Akira Amemiya, que acrescentou que a indústria de animes precisa de mais pessoas que amam animes  e trabalham pelos animes.

shirobako - image 02

Sinceramente, isso está com cara de que alguém ai em cima tomou um esfrega, pois a declaração de Hideaki Anno tomou proporções gigantescas e alguns não souberam lidar bem com o que foi dito. Animes de qualidade, por mais que a tecnologia esteja ai, ainda sim são feito por mãos humanas, se não pagar bem e der ‘tempo maior’ para estes profissionais, assim como qualquer outro ramo no mundo, pode acabar sim.

Mas isso é assunto de uma longa conversa, certo? O que vocês acham da ‘nova’ opinião de Anno?

Fonte: Cinema Today

Conhecem nosso Canal do Youtube?

Curtam e compartilhem nossa página: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

Sobre o autor

Lau

Laudelino( ou apenas Lau) acompanha os animes a pouco mais de 20 anos, organizou exibições de animes no Centro Cultural de Rio Claro, interior de São Paulo por 7 anos, trabalhou em diversas áreas até abrir o espaço Anime Xis, voltado para LAN House, RPG, Cardgames e claro; animes e tudo que circula esta área. Atualmente é Editor Chefe do Site e responsável pela loja Anime Xis, além do site escreve para a Revista Mundo OK do editor Daniel Yonamine, também é fotógrafo formado pela UNIMEP em Piracicaba - SP e fotografa de tudo(mesmo). Então precisando de trabalhos ou boa conversa sobre anime, mangás, nerdisses e Fotografia, pode chamar no @Anime_Xis ou no @lmoreirafotografia.

  • Henrique Neves

    O pessoal da caixa alta puxou a orelha e ele prontamente voltou atrás kkkkkkk .
    Mas se for comparar realmente a queda é óbvia , pirataria , internet não só no mundo da cultura otaku como em qualquer outro tipo de cultura vendável com o passar do tempo a queda aparece ai depende dos profissionais saberem contornar com habilidade , o que cada vez está mais difícil pois o visual cada vez se aprimora mas o conteúdo regride.
    um bom exemplo de números seria One Piece com seus quase 18 anos de publicação mais de 320 milhões de cópias impressas mas no ano passou vendeu 11 milhões e poucos uma média muito abaixo da media.
    É ter fé e torcer pra que a qualidade de décadas anteriores volte com tudo XD .

    • animexis

      Tomara mesmo… por que ta meio fraquim…

  • Micael Okamura

    Isso daí me cheira a papo de quem levou bronca pelo que falou e está tendo que voltar atrás.

    • animexis

      hehehe

  • Henry Angle

    Ele deu uma amenizada possivelmente por pressão, mas não precisa ser nenhum especialista para saber que a Indústria entrará em colapso. Os mangakas são praticamente escravos da indústria, toda semana tem de entregar o mangá pronto, supervisionar a animação. O editor do Oda disse que o Oda dorme normalmente 2 ou 3 horas por dia é um milagre esse cara estar saudável ainda, muitos autores por causa desse ritmo intenso de trabalho morrem com 40 e poucos anos.
    Simples sem mangakas bons = sem animes bons, esse ano mostrou que a indústria está sofrendo por isso: Tiveram de trazer de volta Gintama, Dragon Ball que com certeza os autores cobraram bem, já que não demostravam tanto interesse em voltar a trabalhar e a indústria não tem tantos animes promissores que durarão anos e mais anos.
    Conclusão na minha humilde opinião os autores vão mudar seu estilo de trabalho, não veremos obras de 150, 300,400, 600 episódios, serão animes curtos como Death Parade, Death Note, Fullmetal, Kekkai Sensen( creio que Kekkai e Parade não terão nova temporada), Baccano, Angel Beats, Trigun, World Trigger, Another e vários outros exemplos.

    • animexis

      Trazer animes antigos de volta com certeza é uma prova que os estúdios estão se baseando em clássicos para se manterem firmes e até mesmo bancar novas séries, claro, isso é um dos milhares de palpites. Mas de certa forma é o próprio publico japonês que cai nesse buraco sem fim. Animes com Peitos, meninas tontas e caras que nunca sabem o que fazer perto de uma mulher sempre estão a frente dos Tops atuais… Só estão reproduzindo o que da dindin por lá, infelizmente é a maioria e o bons sempre são ‘deixados de lado’…

      • Henry Angle

        Parabéns você tocou em um tema que eu nunca vi nem ouvi alguém tocar, seria até legal um debate sobre esses esteriótipos. Uma das coisas que eu gosto de ver nos animes é originalidade, a capacidade de fugir dos velhos paradigmas:
        Ecchi tem que ter harém, Protagonista de Shounen tem de ser idiota e sempre o mais forte, Protagonista de ecchi tem de ser tarado e ter medo de mulher a mesmo tempo(impossível na vida real), todo anime tem de ter uma tsundere, Protagonista de Shoujo que não namora ninguém e todas querem.
        Por isso por exemplo eu estou gostando de gangsta creio que seja o único anime com protagonista surdo.

        • animexis

          Verdade, estamos num caminho que da pra voltar, mas cada ano o ‘emburrecimento’ da industria cansa mais, quantos animes por temporada você começa a ver e desiste quando cai na mesma? =/

          • Henry Angle

            Eu leio a sinopse, se eu sentir que já vi isso em vários lugares, nem assisto.

      • Davi

        Concordo!