Artigos

{De Quinta} Animes incentivam as pessoas a fazerem algo?

| por:

Postado em: #Animes #Curiosidade #Fãs #Japão #Opinião #TV #Vídeos

Praticar esporte, tocar instrumentos, cantar, ir acampar, experimentar outras culinárias, cozinhar. Será que animes incentivam os fãs a fazerem essas novas atividades?

Olá pessoal mais um artigo De Quinta para vocês. Hoje vamos falar sobre pessoas que acabaram adquirindo costumes para alguma coisa assistindo animes. É claro, para incrementar nosso debate vamos usar alguns exemplos que já aconteceram antes. E você, será que hoje você não tem nenhum costume que você adquiriu com os animes? Leia o artigo de hoje como mero passatempo. Divirtam-se!

Na bíblia já estava escrito a velha máxima: “Diga com quem tu andas e direi quem tu és”, mas para nós que mais andamos vendo animes, somos o que então? Simplesmente fãs ou otakus auto-declarados? Bom, isso importa um pouco se pararmos para pensar em pessoas que acabam criando hábitos de querer fazer algo que aconteceu na história e queiram que dê certo aqui na vida real.

Na imagem acima está a patinadora russa Evgenia Medvedeva que em um torneio de patinação no Japão, se apresentou nada menos com a coreografia de Sailor Moon e ainda fazendo cosplay da personagem. A série serviu de incentivo a ela realizar este número e se você não viu, clique neste link para rever a matéria e sua apresentação em vídeo.


Vamos então falar sobre uma das coisas que incentivou-me a escrever este artigo:

Um dos animes que vêm fazendo sucesso recentemente é Yurucamp. Como eu disse no post passado, o anime tem uma coisa fora do comum que a gente vê normalmente que é um grupo de personagens femininas simplesmente tendo o prazer de ir acampar e em pleno inverno. O contato com a natureza é uma das coisas que os seres humanos deveriam ter frequentemente e estas garotas levam isso a sério, já que em todo episódio elas saem para campings ficarem numa boa (apesar que eu acho que a Nadeshiko está lá mais por causa da comida).

Resultado de imagem para yuru camp

Mas isso incentivou alguém a ir acampar? A resposta é sim. Recentemente, um canal japonês fez uma reportagem de jovens que estão saindo em pleno inverno para ir acampar e deslumbrar das mais belas paisagens do Japão. Isso graças ao anime.

Abaixo, as duas partes do vídeo com a reportagem que foi transmitida pelo canal japonês YBS:

Ai eu fico na dúvida se quem está assistindo Sora Yori mo Tooi Basho também vai ser incentivado em comprar uma passagem para a Antártida.


Assim como aparece em algumas cenas de Yurucamp onde as personagens comem Ramem no acampamento, temos nesta Temporada de Inverno o anime Ramen Daisuki Koizumi-san que é simplesmente sobre uma garota que vai aos restaurantes comer ramem (também pode ser lido como lamem, Noodles, ou melhor, nosso famoso miojão, só que toonado e com mais coisas).

Resultado de imagem para ramen daisuki koizumi-san fans

Vai me falar que você nunca ficou com água na boca ao ver este anime?


Ai eu pergunto: Será que nós não vimos antes pessoas incentivadas a alguma coisa depois que assistiram algum anime? Sim, com certeza, mas eu não vou falar algo sobre fazer cosplays, pessoas que se incentivaram a virarem mangakás, novelistas ou ilustradores ou também criar grupos de danças incentivados por animes de idols (já que isso acontece sempre), mas sim algo relacionado com saúde e bem estar.

Vamos começar pensando em atividades esportivas e, já que esse é ano de Copa do Mundo e teremos um novo anime de Captain Tsubasa vindo ai, lembramos que quando um anime de futebol é lançado e faz bastante sucesso, muitos jovens (principalmente no Japão, é claro) acabam tendo incentivos para praticar o esporte e acredito que é assim também com animes de basquete, vôlei, tênis, natação, lutas e por ai vai.

Resultado de imagem para captain tsubasa

Lembre-se de se preparar para correr bastante em campo, pois no anime ele parecia ter mais de 3 km de distância!


Um exemplo é que no final de 2016 e inicio de 2017, tivemos dois animes com clubes de ciclismo feminino que eram Long Riders e Minami Kamakura Koukou Joshi Jitensha-Bu, onde as personagens faziam pedaladas a longas distâncias, mostravam como usar os equipamentos, os tipos de bicicletas e por ai vai e, no segundo anime citado, houve até um mini-live-action no fim de cada episódio com a participação das dubladoras falando sobre equipamentos de ciclismo. Resultado: houve um aumento significativo de mulheres praticando ciclismo pelas estradas do Japão e segundo o que também li em um fórum de fora do país, houve aumento em ciclistas no geral, contando homens e mulheres, um pouco também devido ao sucesso de Yowamushi Pedal que este ano está em sua 4ª temporada. Infelizmente eu não encontrei os links de volta para postar aqui falando a respeito disso, quem souber pode por nos comentários.

Imagem relacionada

A alimentação no ciclismo também é important… não pera….


Vamos voltar a falar de comida aqui? Vá pegar um lanchinho para não passar fome:

Imagem relacionada

Alguns animes de culinária como Shokugeki no Souma e Koufuku Graffiti também já incentivaram pessoas a fazerem algo, neste caso, conhecer melhor as suas habilidades gastronômicas (e não só encher a barriga como nos animes de Ramens). O detalhe que essa brincadeira não ficou restrita apenas aos fãs japoneses, mas de pessoas de todo mundo, inclusive aqui pelo Brasil e com certeza algum de vocês leitores deve conhecer alguém que assistiu algum anime de culinária e se incentivou a cozinhar.

Imagem relacionada

Lembre-se: Nem tudo o que aparece nesses animes são de comer….

Para vocês terem uma ideia, dois amigos nossos aqui do Anime Xis, incluindo um dos editores deste site chegou a fazer algumas receitas desses dois animes citados (e nem me chamaram para provar).

Mais um PF pronto!


Nas escolas, os animes já incentivaram a alguma coisa? Eu digo que sim (mas não sou eu fazendo algo nas aulas que eu dou… por enquanto).

Madoka Mágica - image

Já postamos aqui no Anime Xis alguns casos em que animes e estudos andam lado a lado, como por exemplo o caso da Universidade Note-Americana que criou o curso de garotas mágicas, tem o caso de Monogatari Series que virou assunto na aula de literatura, ou então o professor que usou Jojô Bizarre Adventure na aula de Geografia e não podemos esquecer da Universidade de Tóquio que em 2015 realizou aula sobre Madoka Mágica. Todos as pessoas responsáveis por esses casos citados levaram em consideração as obras como literatura ideal para as ocasiões ensinadas. E se a moda pega no Brasil hein?!

Madoka Mágica - Tokai University - Tokyo Japan 02

Alunos em sala de aula concentrados em assuntos de animes, é o sonho de muita gente!


Ainda se tratando de escolas, todas elas tem clubes de música leve, ou como eles chamam lá no Japão, o “Keion-bu”. Em 2013, publicamos aqui no Anime Xis uma matéria sobre o aumento de bandas de rock feminino nas escolas devido ao sucesso do anime K-On!

Na época, uma loja de música famosa relatou que devido ao anime que foi ao ar entre 2009 e 2010, o número de garotas do ensino médio a procurar por instrumentos havia aumentado bastante naquela época e, isso não ficou restrito apenas para garotas japonesas, pois houveram relatos em diferentes partes da Asia de que houve formações de bandas de rock feminino com jovens garotas em outros países devido ao anime.

Poderia sair algo assim, por que não? (Grupo: SCANDAL)


Agora aqui, duas coisas que me chamou a atenção nesta semana em que eu estou publicando este artigo no site. Nas ocasiões seguintes, as pessoas podem até não terem feito exatamente o que o protagonista do anime faz, mas usar Dragon Ball de incentivo também é válido.

No sábado (24/02), em pleno jogo válido pelo Campeonato de Futebol do Rio, o jogador Marcos Júnior marcou 2 gols na vitória do Fluminense sobre o Flamengo por 4 a 0 e comemorou um dos gols soltando um “Kamehame-ha” para as câmeras. Comemoração esta que rendeu muitos comentários nas redes sociais e é claro, mais uma capa sensacional para o melhor jornal do Rio de Janeiro, o Meia-Hora, que o chamou de “Marcos Kuririn Júnior”:

Ainda no mesmo fim de semana, já no domingo (25/08), nós publicamos aqui no Anime Xis sobre o mosaico de Son Goku feito pela torcida do Paris Saint-Germain, antes da vitória de 3 a 0 sobre o Olympique de Marseille e que deixa o time de Cavani e Neymar perto da conquista da 7ª esfera do dragão:


Bom, é claro que se eu for falar de mais animes que fazem os fãs se incentivarem a fazer algo, o texto vai ficar maior ainda e vocês vão acabar dormindo na metade dele (se é que já não dormiram ou dropparam ele), mas com certeza devem ter muito mais coisas por ai e infelizmente nenhuma delas transformou os fãs em garotas mágicas ou em um guerreiro para lutar contra o mal.

É claro que em alguns casos, a pessoa já pode ter tido a ideia de como fazer algo como praticar um esporte, tocar instrumentos musicais, cantar, ir acampar, experimentar outras culinárias, cozinhar, enfim. No entanto, acho que podemos creditar à alguns animes como o estopim para que a pessoa realmente saia da zona de conforto e vá fazer algo novo. Mas claro, como sempre digo, cada caso é um caso e somente cada uma delas pode dizer se sim ou se não.

Mas agora eu passo a bola para você e lhe faço essas duas perguntinhas finais:


É isso ai pessoas, espero que vocês tenham gostado (e não gostado) do artigo de hoje e eu volto com um novo artigo De Quinta, aqui no Anime Xis!

Resultado de imagem para anime pc sleep

Acredito que a leitura deste artigo incentivou as pessoas a fazerem igual a garota desta imagem!

Vale lembrar que também estamos abertos para sugestões de matérias para o De Quinta e consequentemente para todo o Anime Xis. Pode mandar suas perguntas, xingamentos e vale presentes através do meu twitter: @oluizsama. Você também pode me acompanhar na MyAnimeList e fazer parte do nosso clube lá: Anime Xis Brazil.

  •  E ai, o que acha? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário!

– Leia outras edições do De Quinta aqui no Anime Xis!

– Leia outros Artigos do Anime Xis clicando neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas

Sobre o autor

Luiz-Sama

Um fã de animes que faz do seu passatempo, seu trabalho. Além de professor de geografia, locutor esportivo, torcedor do São Paulo FC e baixista de banda de rock. Sigam-me no twitter: @oluizsama |Qualquer dúvida estamos aí!

  • wendel

    muitos animes que eu já vi me fizeram querer fazer alguma coisa. como yuri on ice me fez querer fazer patinação no gelo, mas alem de aqui ser o brasil eu ainda sou do nordeste, ver uma pista de patinação no gelo por aqui é difícil, então deixei isso pra lá. mas ai veio ballroom e youkoso com algo que é mais fácil de fazer por aqui que é dança de salão, nunca fiz tbm mas esse até que um dia pode rolar de eu fazer mesmo. tem os animes de culinárias que foram falados no artigo, koufuku graffiti só me incentivou a comer mesmo, já shokugeki no souma me fez tentar cozinhar feito o souma, tipo quebrar ovo só com uma mão e fazer as paradas rápido feito ele, e um dia eu ainda vou fazer o risotto que ele fez, até agora dos pratos só imitei o omurice que no meu caso foi o omucuscuz. agora saindo dessas coisas mais simples tem uma coisa que eu quero muito fazer, isso é meio que um sonho meu, só n sei se vou um dia conseguir realizar. eu quero virar professor de historia e falar de kancolle em uma aula. meu amor pela kongou minha waifu suprema vai ser levado a outro nível, um dia eu vou conseguir fazer isso, pode esperar.
    https://uploads.disquscdn.com/images/d502b42bccfbeb85ca706106f3aaf9cd3e0af7996666ffb2a001edc9ebb20077.gif

    • Na verdade os animes de culinária devem ter ne incentivado a comer e engordar, isso sim. Huahuhaujaua
      Não é tão difícil assim pra usar Kancolle em aula de história, mas ai VC teria que ter algum assunto da segunda guerra mundial. Eu ainda vou ficar de olho no que eu posso usar pras aulas de geografia. Mas vai que você consegue xD

      • wendel

        eu poderia usar se fosse falar de alguma batalha naval da segunda guerra. tipo quando eu tava na escola uma vez a professora de historia passou um trabalho em dupla pra ser feito. o trabalho era cada um da dupla falar de uma batalha da segunda guerra. e tipo ela falou de algumas e mandou os alunos pesquisar por outras. se eu fosse o professor falando desse assunto eu podia falar de kancolle, nem que fosse algo mas como uma curiosidade pra prender a atenção dos alunos no assunto ou como uma dica pra ficar mais fácil pra lembrar de algo. ah voltando ao trabalho eu lembro que fiz uma pesquisa mo legal da batalha do mar de corais, ai quando fui mostra o “rascunho” da minha pesquisa pra o meu amigo que tava fazendo o trabalho cmg, mas ele me mostrou que já tinha feito e terminado a pesquisa das duas batalhas, a parte dele e a minha parte. pq era duas batalhas que aconteciam em sequencia ai ele fez logo as duas. essa foi a unica vez que eu fiquei triste por alguém ter feito um trabalho da escola pra min, quando ele me mostrou a parada já feita eu fiquei “que? já fez? duas batalhas seguidas ai é melhor fazer o trabalho falando dessas duas? ah……… que massa…………”. a batalha do mar de corais é mo legal, eu queria ter falado dela ;-; mas como sou preguiçoso e o trabalho já tava pronto nós entregamos o trabalho falando das duas batalhas lá que meu amigo fez.

  • Nessa temporada tem mais exemplos: Tem gente indo no parque das Colors e tem o povo apaixonado S2 que estão fazendo o roteiro de encontro da protagonista de after rain com o tiozão.

    No estilo dos mencionados, já fiz a comemoração bizarra, no caso foi o victory de re:zero e ensinei mais gente a fazer XD.

  • Star#nami

    ótima discussão .. Mas é claro que incentivam ! não só os animes , mais outros tipos de obras também . Creio que aqueles com assuntos de nossos interesses ou próximo deles , e aqueles que nos prendem na história , nos fazendo se sentir dentro dela , são os que mais incentivam ..
    Me lembro de quando vi kuroko no basket , quase fui pra quadra jogar ….( não fui porque , lembrei que não era a minha praia kkkkkk ) .. Shokugeki tambem se encaixa bem contexto , alem de comer , da vontade de atacar de chefe ..
    Tem também aquelas coisas que achamos divertidas e acabamos trazendo para as nossas brincadeiras ..
    Esse mosaico do Son Goku feito pela torcida do Paris Saint-Germain foi show … Dragonball merece ..