Notícias

Diretor Yutaka Yamamoto culpa otakus por cancelamento de ‘Nidome no Jinsei o Isekai de’

| por:

Postado em: #Animes #Japão #Novels / Light-Novels #Opinião

Yutaka Yamamoto, conhecido como Yamakan, fez vários posts no twitter a respeito do cancelamento e postou a tag “O dia em que os otakus arruinaram o anime”.

Os desdobramentos sobre o cancelamento da adaptação em anime TV e da light-novel’s de MINE, Nidome no Jinsei o Isekai de ([New Life+] Young Again in Another World) com acusações de xenofobia, continuam repercutindo mundo afora e chamou atenção de pessoas voltadas à industria da animação japonesa.

O diretor Yutaka Yamamoto, conhecido como Yamakan, é uma das figuras mais controversas da indústria anime e vem agora publicamente culpar os otakus pelo cancelamento. Em suas declarações feitas no twitter, Yamakan afirmou agora que estava furioso com o cancelamento da obra e que agora apenas “era necessário é um golpe para destruir um anime”.

Entenda o caso que levou o Cancelamento de “Nidome no Jinsei o Isekai de” clicando neste link.

Yamakan afirmou vezes no Twitter que acha que os otaku são os culpados por “arruinar” o anime. Quando o cancelamento foi noticiado, ele twittou a hashtag “The Day Otaku Ruined Anime” (“O dia em que os otaku arruinaram o anime”). Ele alega que isto é o que ele previu e previu ainda que a indústria cairá em desordem porque os otakus têm muito poder sobre a indústria.

Ele caracterizou os otaku como sendo muito irreverentes sobre o estado da indústria e incapazes de perceber que isso os afeta. Yamakan menciona que, mesmo quando havia diretores a deixar projetos no ano passado e agora séries a ser canceladas, os otakus não percebem quais são os problemas porque eles só olham para o anime como uma forma de “escapismo” e não se importam com isso como um meio.

Ele lamentou que estivesse a ser atacado pelo povo chinês, afirmando que tudo o que ele estava a tentar fazer era criticar os nacionalistas otakus por espalhar o ódio contra a China e a Coreia. Ele culpa tanto os nacionalistas otakus japoneses (netouyo) como os “extremistas chineses” pelo cancelamento da série e imagina-se como “no meio” de ambos os grupos e sujeito à ira de ambos os lados.

“Se estou a criticar os otakus neo-nacionalistas que estão a espalhar o ódio, sou atacado por trás pelos chineses. Isto aconteceu de novo hoje. É realmente terrível. Mas não está ligado ao meu ressentimento em relação a todo o povo chinês… É tão difícil ter estas discussões com bom senso e razão, mas sem histeria?”

Os outros tweets de Yamakan sugerem que ele acredita que o cancelamento está relacionado, em parte, aos interesses comerciais do comitê de produção, um sistema que ele critica.


Para quem não conhece o diretor, Yutaka Yamamoto (Yamakan) é fundador do Studio Ordet em 2008, após uma saída conturbada da Kyoto Animation um ano antes. Ele foi diretor da franquia de anime de idols Wake Up, Girls!, mas após gerar polemicas onde ele atacou verbalmente o elenco do anime, acabou sendo afastado da franquia, algo que ele nunca digeriu muito bem.

Em outros casos, Yamakan já fez ele próprio bastantes comentários discriminatórios, alguns pelos quais ele pediu desculpas. Ele caracterizou os otakus mais velhos como deficientes em Setembro de 2017. Ele publicamente caracterizou o diretor do Fullmetal Alchemist, Seiji Mizushima, como “infantilmente emocional” e, numa das suas maiores polemicas, criticou e praticamente pois a culpa na cantora japonesa Mayu Tomita após ela ser sido violentamente atacada por um fã em Março de 2017. Em 2016, ele declarou que animes com personagens moe como algo “fascista” e que a industria de animes está “morta”.

Além de Wake Up, Girls!, ele foi diretor de animes como Suzumiya Haruhi no Yuuutsu e Fractale.

Atualmente, Yamakan abriu uma campanha crowdfunding (arrecadação de fundos) para o seu mais novo anime que está em produção, Hakubo (Twitlight), previsto para estrear nos cinemas japoneses ainda neste ano,

 Da até sono falar desse assunto. Eu vou deixar os comentários para vocês fazerem abaixo, mas uma coisa é certeza, se esse cara ficasse queto na dele, se tornaria um poeta!

Por enquanto isso é tudo, mas a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: OtakuPT, ANN

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas

Sobre o autor

Luiz GP

Luiz é editor dos sites Anime Xis e Revista Mundo OK. Formado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e um fã de animes e cultura japonesa. Além de professor escolar, já atuou como locutor de web-rádio, fã de esportes (principalmente NFL, NBA, NHL, MLB e ciclismo), torcedor do São Paulo FC e baixista de banda de rock as vezes. Duvidas? Siga-me que eu respondo -> twitter e Insta: @oluizgp