Artigos

Não tenha medo, vêm para a Semana do Halloween Anime Xis

| por:

Postado em: #Animes #Brasil #Curiosidade #Especiais #Eventos #Japão #Opinião #Vídeos

Na Semana do Halloween, vamos trazer vários artigos especiais. Vêm com a gente e conheça um pouco mais dessa festa macabra e divertida celebrada em grande parte do mundo.

– Gostosuras ou Travessuras?

Caro leitor, você tem medo de Bruxas? Fantasmas? Múmias? Espantalhos? Cemitério? Imposto de Renda?

Olá pessoal, para esta semana nós aqui da Equipe Anime Xis estamos preparando algumas matérias especiais para celebrarmos o Dia das Bruxas, ou simplesmente o Halloween. Uma data muito celebrada em vários países, principalmente na América do Norte onde eles fazem aquela semana do terror e as crianças são as que mais se divertem, diferente do Japão onde, acredite, são mais os adolescentes e adultos que se divertem.

Mas de onde veio o Halloween?

Dia das Bruxas ou Halloween é comemorado anualmente no dia 31 de outubro.

Mesmo sendo considerado parte de uma cultura tipicamente americana e irlandesa, o Dia das Bruxas se espalhou por todo o mundo. Assim, adaptou-se através do sincretismo das superstições e lendas de cada região com o conceito moderno norte-americano do Halloween.

Etimologicamente, a palavra “halloween” é derivada da expressão inglesa “hallow evening“, que em português significa “noite sagrada”. Acredita-se que a festa, que acontecia entre os dias 31 de Outubro e 1º de Novembro, e era celebrada pelos povos celtas, chama-se de Hallow Evening, sendo abreviada para Hallowe´en, até chegar à forma atual Halloween.

Na noite macabra, a bruxa vai estar solta hein, que bom! (Anime: Soul Eater)

A celebração original era chamada de Samhain, que significa “Fim do Verão”. As primeiras comemorações do Halloween teriam surgido há mais de 2,5 mil anos com o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro, de acordo com o antigo calendário celta), os mortos e espíritos malignos saíam de suas tumbas para atormentar os vivos.

Para tentar se proteger dos “mortos-vivos”, os celtas decoravam as suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, acreditando que com isso podiam afugentar as “forças do mal”. As pessoas que festejavam a data durante a Idade Média eram perseguidas e levadas à fogueira da Inquisição, acusadas de bruxaria e prática de magia negra.

Para tentar cristianizar a data, a Igreja Católica criou o Dia dos Finados (2 de Novembro), para celebrar a alma das pessoas que já faleceram. No México, o Dia de Finados é conhecido como Dia dos Mortos e não é apenas comemorado com tristeza e lembranças, mas sim, eles realizam celebrações nos cemitérios com festas e danças em cemitérios, algo que, embora polêmico para alguns, já vêm se tornando muito famoso mundo afora.

Sim, o Dia dos Mortos é uma celebração divertida no México e a maioria das pessoas e crianças aderem (Imagem: Internet)

Nos países anglo-saxões a tradição foi se transformando, sobretudo após a Reforma Protestante. A festa foi mudando para uma celebração infantil com direito a fantasias, doces e brincadeiras. Também as igrejas protestantes perseguiam quem comemorava este dia.

Quem levou o Halloween para os Estados Unidos foram os irlandeses, no século XIX, tornando-se uma das principais festividades da cultura americana. Nesta data as crianças costumam sair às ruas, batendo de porta em porta e perguntando: “Trick or Treat?(“Gostosuras ou travessuras?”, em português). Se as crianças não ganharem doces, têm a permissão para fazer uma “pegadinha” na casa da pessoa, como se fosse um “pequeno diabinho”. Jogar papel higiênico nas árvores do vizinho costuma ser a “travessura” mais comum durante o Halloween.

“- Gostosuras ou Travessuras!” (Anime: Gabriel Dropout)

Nós que somos fãs de animes, o Dia das Bruxas também se popularizou no Japão e nós vemos isso nos animes. Nesta época, muita gente sai fantasiada (não simplesmente fazendo cosplays) e tocando o terror em quem passa. Nas ruas de Shibuya, Tóquio, há uma festa que se popularizou muito e chega a ter cerca de 1 milhão de pessoas na noite macabra (NOTA: Os vídeos abaixo podem estar bloqueados dependendo de sua região):

Halloween de 2015:

Halloween de 2018 (gravado neste fim de semana):

No Brasil:

Halloween é uma festividade muito recente no Brasil trazida a partir da cultura norte-americana em filmes e séries de TV. Ainda sim, há muita resistência em diversas regiões que não aceitam isso, sendo que algumas pessoas argumentam que o país é muito rico em cultura popular para celebrar uma cultura estrangeira e ignorar a própria história e identidade. Para isso, foi criado o “Dia do Saci” a partir do decreto de lei nº 2.762/2003, também no dia 31 de Outubro, constituindo uma “resistência pacífica” à cultura americanizada do Dia das Bruxas.

Apesar disso, o Halloween é muito celebrado nas escolas infantis e de ensino fundamental, onde as crianças se fantasiam, fazem trabalhos escolares como desenhos e maquetes, enfeitam a classe e em alguns lugares, saem pelas ruas pedindo doces pela vizinhança (claro, acompanhadas dos professores e responsáveis). O problema é que por não ser muito celebrado por aqui, algumas crianças voltam sem nada, mas claro que no final alguns professores dão um jeitinho.

No Brasil, as festas são bem mais modestas, mas ainda sim muitas crianças se divertem. (Imagem: Internet)

Eu particularmente respeito o “Dia do Saci” e o folclore nacional, mas também adoro o Halloween e acho uma data muito bacana para que as crianças possam se divertir fantasiadas.

Mas já que não vamos sair para as ruas fazendo travessuras com as pessoas, vamos trazer gostosuras para vocês, com algumas matérias especiais nesta semana, claro, além das notícias diárias.

E você pode ajudar a colaborar com as matérias. Deixe nos comentários algumas sugestões ou dicas de:

  • Animes com episódios de Halloween;
  • Animes com personagens mortos que influenciam no decorrer da série;

Nesta semana traremos tudo isso e muito mais. Fique ligado na Semana do Halloween Anime Xis e não esqueça de dar um like clicando no coraçãozinho vermelho ♥ lá no alto da página para nos ajudar a medir a recepção de nossos artigos e matérias, ou senão…

Hyouka Halloween

– Gostosuras ou Travessuras! (Anime: Hyouka)

Fonte Origem do Halloween: Callendar Brasil

– Confira outros Artigos produzidos para nosso site clicando aqui!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas

Sobre o autor

Luiz GP

Luiz é editor dos sites Anime Xis e Revista Mundo OK. Formado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e um fã de animes e cultura japonesa. Além de professor escolar, já atuou como locutor de web-rádio, fã de esportes (principalmente NFL, NBA, NHL, MLB e ciclismo), torcedor do São Paulo FC e baixista de banda de rock as vezes. Duvidas? Siga-me que eu respondo -> twitter e Insta: @oluizsama