Artigos

BanG Dream! é Sucesso! Fundador da Bushiroad comenta sobre a franquia em entrevista

| por:

Postado em: #Animes #Curiosidade #Especiais #Eventos #Fãs #Games #Japão #Música #Produtos #Revistas #TV

Takaaki Kidani, fundador da Bushiroad comenta em entrevista à Oricon sobre a dificuldade no inicio do projeto BanG Dream!, o sucesso e a industria de anime.

Que a Bushiroad está fazendo de fãs pelo mundo com suas franquias não é brincadeira. Ela que é detentora de projetos multimídias que inclui jogos, anime, peças de teatro, vendas de músicas e claro, apresentações ao vivo em palcos com seiyuus / idols. Nisso inclui franquias que se tornaram muito populares no Japão e em várias partes do mundo como Love Live! School Idol Project, BanG Dream!, Shoujo Kageki Revue Starlight e em breve vai lançar D4DJ. Todas elas seguem os mesmos padrões de lançamento e quando há apresentações de palco em teatros, ginásios e até estádios, sempre há um grande publico. Sem entrar em detalhes, já dá para se ter uma ideia do caminhão de dinheiro que eles adquirem com cada uma delas.

Há quase 2 anos, a franquia de rock feminino BanG Dream! é que vêm mais se destacando, não apenas pelo fato de ter um game que já tem milhões de downloads pelo mundo, mas também por apresentar bandas formadas pelas seiyuus que realmente lotam seus locais de apresentações com músicas empolgantes, tem programas na internet e também pela quantidade de mercadorias que são vendidas. Uma pesquisa feita há algum tempo no Japão, mostrou que pelo menos há um ano, BanG Dream! já vêm superando Love Live! em downloads do seu popular mobile-game e em procura pelos shows (infelizmente não consegui encontrar o link da pesquisa japonesa).

A popularidade se tornou tamanha após diversas apresentações de palco, diversas músicas das 5 bandas principais sendo lançadas, um mobile-game com muitos jogadores ao redor do mundo, 2 temporadas de anime e agora, com o filme BanG Dream! FILM LIVE que foi lançado no último dia 13 de Setembro, o fundador da Bushiroad, Takaaki Kidani, falou com a Oricon neste domingo (15/09) sobre o sucesso da franquia e das qualidades inerentes de BanG Dream! para a situação da indústria ao seu redor.

Inicio do Projeto:

A ideia para o BanG Dream! surgiu pela primeira vez em março de 2014 e, na época, “não havia exemplos de fazer uma banda com dubladores” em oposição a um grupo de idols. “Todo mundo achou que era impossível.” Kidani falou sobre o trabalho árduo necessário para tornar a banda Poppin ‘Party bem-sucedida.

  • NOTA: Apesar de ter animes sobre rock produzidos anteriormente como Beck, NANA, K-on!, entre outros, não havia nenhuma banda formada por seiyuus que realmente tocavam instrumentos. Muitas dessas apresentações com as seiyuus eram apenas interpretações. Por isso deste dialogo acima de Kidani.

“Em alguns dias, os membros passavam 10 horas por dia ensaiando”, revelou. Ele também mencionou que o Poppin’Party foi criado como uma banda feminina “ortodoxa” e que, embora existam muitos casos em shows orientados para a música, onde os personagens principais são ofuscados pelos outros grupos, ele acredita que esse trabalho foi o que permitiu Poppin’Party para ganhar popularidade por mérito próprio.

Banda Poppin’Party do game e anime BanG Dream!

Popularidade de BanG Dream!:

Quando perguntado como ele pensava em manter a popularidade de BanG Dream! no futuro, Kidani disse que havia dois caminhos possíveis: um seria fazer as personagens envelhecerem com o passar do tempo na vida real e o outro seria manter os personagens como meninas do ensino médio para sempre. Ele pessoalmente favoreceu a última opção. “Quero que as bandas da vida real continuem o maior tempo possível, mas acho que não há necessidade de pensar sobre a realidade agora. Tudo o que posso dizer agora é que, à medida que o BanG Dream! Amadurece, espero que novas personagens e novas bandas aparecerão. Eu acho que adicionando novos membros, a base de fãs pode se expandir ainda mais.”

O anime e a indústria:

Capa do filme BanG Dream! FILM LIVE

Kidani não estava tão otimista sobre a indústria de anime como um todo, no entanto, declarando que “sem dúvida, o número de anime diminuirá”. Ele explicou: “À medida que o custo da produção aumenta, as empresas chinesas estão comprando menos anime. O BanG Dream! Está indo bem em termos de vendas de mercadorias e shows, mas ainda há muito a melhorar nessa área”.

Kidani também abordou a sabedoria convencional da indústria de que o anime funciona como um anúncio para outros trabalhos de uma franquia de multimídia, dizendo que nos últimos dias tem sido cada vez mais difícil levar as pessoas a assistirem ao anime. “Agora você tem que anunciar o anime, para que as prioridades estejam se confundindo.”

Kidani apontou que um dos pontos fortes dos trabalhos de Bushiroad é a ênfase no entretenimento ao vivo. “Os homens não costumam assistir a performances de palco, mas com coisas como mapeamento de projeção, podemos criar de 20 a 30 cenas com um único palco e vamos além com maquiagem e figurinos”. Por outro lado, ele observou que anime e jogos são basicamente produtos digitais e que enquanto os fãs hoje em dia estão aproveitando mais os eventos ao vivo, o valor da mídia digital está caindo.

Isso não significa que o BanG Dream! está se afastando de ter mais animes, como Kidani indicou no final da entrevista. Um dos maiores problemas nas performances ao vivo é a criação do local, mas isso não é um requisito para o anime. “Podemos fazer as coisas acontecerem na mídia digital que são impossíveis de fazer na vida real”. Kidani disse que gostaria de fazer um ciclo em que um evento da vida real aconteça, seguido pelo lançamento da mídia digital e assim por diante.


Sobre BanG Dream!:

O projeto BanG Dream!, iniciado em 2015, também tem as bandas formadas na vida real, então além de dublar, as participantes também tocam os instrumentos da banda. O projeto conta com cinco bandas principais: Poppin’Party, Afterglow, Pastel*Palletes, Roselia Hello Happy World. Grande parte das músicas estão disponíveis no Spotify.

Neste ano de 2019, a banda Raise A Suilen, que era apenas uma banda que dava apoio as seiyuus nas apresentações de palco, também estão ganhando personagens, tanto no anime e no game da franquia. A franquia também lançou uma banda masculina chamada ArgoNavis, que ganhou o seu primeiro single recentemente.

A primeira temporada do anime TV estreou em 2017, O primeiro, intitulado apenas de BanG Dream!, foi exibido em 2017 e é protagonizado pela banda Poppin’Party. Todos os treze episódios da série estão disponíveis na Crunchyroll com legendas em português. A 2ª Temporada do anime TV estreou em 03 de Janeiro nas TVs japonesas e teve seu episódio final sendo lançado em 28 de Março nas TVs japonesas.

3ª temporada de BanG Dream! estava anteriormente planejada para ser lançada em Outubro 2019, mas foi adiada para Janeiro 2020.

A franquia também possui 2 animes de episódios curtos: Pastel Life, centrado na banda Pastel*Palletes que foi lançado em Maio 2018 com 6 episódios como um segmento do programa de variedades BanG Dream! TV e, BanG Dream! Girls Band Party ☆ Pico! que foi lançada em Julho 2018 e tem 24 episódios. Ambos animes e programa de variedades da franquia estão disponíveis no Youtube.

O filme BanG Dream! FILM LIVE foi lançado nos cinemas japoneses em 13 de Setembro 2019.


Já o game BanG Dream! Girls Band Party! foi lançado no Japão em Março de 2017 para iOS e Android e teve lançamento mundial em 04 de Abril 2018.  Bushiroad e a Craft Egg lançaram também lançaram versões em chinês tradicional para Taiwan, Hong Kong e Macau em Outubro passado.

A Bushiroad descreve o jogo:

Com controles simples, “BanG Dream! Girls Band Party!” É um emocionante rhythm-game que é fácil de jogar. Além de ter muitas músicas originais para tocar, os fãs da animação japonesa estarão encantados de encontrar muitas versões cobertas de músicas de anime populares, como “Silhouette”, “Butter-Fly”, “Guren no Yumiya” e “Soul’s Refrain”. Uma função única do jogo é a conclusão de músicas juntamente com um máximo de 5 jogadores através do “Multi Live”.

Por enquanto isso é tudo, mas a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Site da franquia: https://bang-dream.com/

Fonte: Oricon via ANN

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

Sobre o autor

Luiz GP

Luiz é editor dos sites Anime Xis e Revista Mundo OK. Formado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e um fã de animes e cultura japonesa. Além de professor escolar, já atuou como locutor de web-rádio, fã de esportes (principalmente NFL, NBA, NHL, MLB e ciclismo), torcedor do São Paulo FC e baixista de banda de rock as vezes. Duvidas? Siga-me que eu respondo -> twitter e Insta: @oluizgp