Artigos

[Dica de Leitura] Conheça a Light-Novel Ryota, de Jennifer Maurer

| por:

Postado em: #Anúncios #Brasil #Curiosidade #Livros #Novels / Light-Novels #Opinião #Preview

Trago para vocês conhecerem um pouco sobre Ryota, obra 100% brasileira de Jennifer Maurer e Verde Elfa, no estilo Shounen e com protagonista feminina!

Olá pessoal, hoje eu venho trazer a vocês uma dica de leitura que eu realmente gostei de conhecer. Se você é fã de obras de gênero shounen e de fantasia, com aquela pitada de magia, ação e com uma personagem feminina sendo a protagonista, trago uma novel que recebi de sua autora Jennifer Maurer, Ryota.

Ela me enviou em meados de Agosto como proposta de divulgação e é claro que eu não poderia deixar de dar uma conferida (está certo, demorei pakas para ler devido à alguns problemas, algo que deve ter feito ela me xingar 500 vezes por dia em seus pensamentos, mas ainda sim conferi) e digo, tem atributos bem interessantes.

Conforme é descrito sobre a obra, “Ryota” é uma light novel 100% brasileira escrita por Jennifer Maurer e ilustrada por Verde Elfa, no estilo Shounen. Seus gêneros envolvem Aventura, Ação, Artes Marciais, Comédia, Drama e Romance. A obra está sendo publicada pela MAKIR Editora e pode ser adquirida em todo o Brasil.


Enredo:

UMA NOVA ERA COMEÇOU

Durante uma guerra que poderia destruir a humanidade, um homem se sacrificou para trazer a paz para as cinco Terras. No fim, elas entraram em trégua.

Duas décadas depois, muitas pessoas desistiram do cargo de fighter para viver uma vida comum, sem precisarem temer a morte em batalha.

Ryota Haruke é uma garota que desejava ser fighter. Ela admirava o grande herói, Kin Zarbarak, e era seu sonho ser tão legal como ele. Um dia, ela perde a luta contra Zero Furoto – um velho amigo – e é ajudada por Sasaki, um fighter do nível Elite.

Com sua ajuda, ela terá a oportunidade de receber o cargo que sempre desejou. Entretanto, ela precisará provar que está preparada para isso.


Opinião:

Embora tenha recebido apenas um volume um com seus primeiros capítulos, alguns aspectos nos faz conhecer bem a novel. Talvez o primeiro deles se dá ao fato do nome curto que ela tem, apenas o nome da personagem Ryota. Como nós tenhamos vistos nesses últimos tempos, muitas publicações de light-novels tem nomes bem extensos (principalmente títulos dos gêneros de fantasia e sub-gênero isekai), o que faz quando a obra ganha uma adaptação em anime no Japão, acabam lançando alguma abreviação para que a procura por ele seja fácil. Neste caso é diferente, pois logo de cara o título foca no nome da personagem em uma palavra única, o que é algo muito comum nos mangás e nos quadrinhos em gerais e, que facilita na procura do material.

A segunda coisa que me chamou atenção na leitura é o fato da autora ter feito uma perfeita descrição da personagem principal, do personagem secundário e dos demais personagens aparecem nos capítulos iniciais. Nas descrições estão incluídas as características físicas, roupas, algumas expressões, objetos, efeitos mágicos e também algumas posições em meio as brigas que dá para a gente imaginar como se encontra os personagens na cena.

Outro ponto muito bem descrito é o ambiente em que se encontra os personagens em cada momento. Isto é algo que se torna muito preciso e juntando esse ponto com as descrições anteriores, nós podemos imaginar uma cena completa de cada momento em que ela se passa durante a leitura. Essas são coisas muito benéficas não apenas para o leitor, mas também facilita bem para quem faz adaptações para mangás e animes através dos seus escritores. É claro que como é uma light-novel, pode imaginar que há poucas ilustrações, mas nelas podemos ter uma breve ideia das descrições feitas anteriormente e ter retratados aquele momento.

Sobre os personagens, confesso que o visual da protagonista não é um dos meus preferidos (claro que para um shounen cai muito bem), mas acho interessante não apenas o protagonismo feminino num shounen (de cara ela me lembrou a Matoi Ryuuko de Kill la Kill). O que para mim faz engrandecer a personagem é o fator de ela terá que se sobressair para mostrar ser tão boa naquilo que ela deseja à convencer os demais que ela pode ser digna de ser uma fighter, ou seja, uma direção a seguir e um objetivo a alcançar.

Essa mistura de personagens novatos e experientes trás não apenas o apoio em que ela precisa para crescer, mas também possíveis histórias secundárias de “como este cara experiente chegou até lá?”, como nós conhecemos em diversos animes e mangás (quem sabe não vemos uns spinoffs logo logo). Possivelmente creio que haverão espaços para o desenvolvimento também dos personagens secundários como o fato de Sasaki, o fighter do nível Elite acompanhar Ryota nessa jornada.

Fora tudo isso, a novel se torna completa com um um ótimos Prologo e Posfácio da autora, onde são detalhados por ela muita coisa sobre o desenvolvimento de seu trabalho. Então por que não conhecermos mais sobre ela?


Conheça mais sobre a autora:

1 – Com certeza você deve ter ficado muito contente com o lançamento de sua obra e com certeza deixou muita gente contente também. Você esperava que a recepção de seu trabalho alcançasse essa dimensão?

R: Ahahaha! Na verdade, eu fiquei com um pé atrás. A princípio eu acreditei que poderia ter algum público, mas não tinha a menor noção de como seria o alcance. Mesmo tendo somente alguns meses de publicação, ver tantas pessoas correspondendo ao primeiro volume me deixa muito feliz.

2 – Esta é a sua primeira publicação? Também é a primeira publicação do/da ilustradora Verde Elfa?

R: Não, na verdade eu lancei ano passado um romance de duzentas e tantas páginas, escrevi ele aos 12 anos e só publiquei anos depois. Já da nossa elfa, é a primeira vez que ela trabalha em uma obra por inteiro. Antes disso, ela participou de uma publicação em que vários artistas desenharam a mesma personagem, mas Ryota é a primeira publicação em que é a única artista.

3 – Para esta história shounen com uma protagonista feminina, no que você se baseou para elaborar todo esse cenário, os personagens, o enredo?

R: Acho que principalmente nas minhas obras de anime e mangá favoritos em seus conceitos de mundo e enredo, já os personagens são uma mistura de várias coisas que me marcaram ahahaha. A Ryota, por exemplo, teve várias inspirações diferentes. Desde a Mônica, de Turma da Mônica, até a Ryuuko Matoi, protagonista de Kill la Kill.

4 – Por ser uma publicação feita em uma editora, no caso a MAKIR, há algum supervisor que te acompanha? Você adapta a escrita do enredo conforme pedido da editora ou você tem liberdade para colocar a história como você a imagina?

R: A Makir está sempre aberta a qualquer modelo de publicação, e é a primeira vez lidando com light novels. Ela fez todas as alterações necessárias e me deu toda a liberdade para publicar da forma mais característica possível. Eu sou a escritora e há sim um editor, mas a edição final – pra correção de certos conceitos do universo da história – é completamente minha.

5 – Você tem algum artista popular (ilustrador, roteirista, mangaká) que te ajudou a inspirar o seu trabalho?

R: Hmmmm… Tenho vários! Ahahahaha. Acho que em questão de escrita, no começo da minha carreira, foi a Kiera Cass, autora da obra “A Seleção”, e só então passei a desenvolver meu próprio estilo. Foi ao longo dos anos que passei a conhecer mais autores e, depois, conheci mangakás e autores de novels. Desde a primeira versão do primeiro volume de Ryota que, acredite, era muuuuuuito clichê, tive muitas influências novas pra alterar os personagens e o universo. Dentre eles One Piece – que abriu minha mente para os personagens e seu desenvolvimento como um todo -, Naruto – que me marcou desde minha infância – e, recentemente, Kimetsu no Yaiba.

6 – O que você gostaria que tivesse em sua obra que você não conseguiu colocar ou ainda pretende colocar? E o que você não gostaria que tivesse?

R: Ryota teve várias fases em apenas um ano de produção, acredite. Criei vários arcos diferentes para desenvolver os protagonistas e os secundários – que vão aparecer do livro 03 em diante. Uma das versões haveria cerca de 15 volumes – sim, 15! Outra teria 10 e, agora, a versão final terá 07 volumes. Provavelmente ela vá diminuir conforme o tempo passar, já que o roteiro ainda não está completo e está sempre se alterando conforme novas obras me impactam e, também, a forma que os leitores recebem a história.

7 – O que é que você mais se orgulha nesse seu trabalho?

R: Tudo. Não em questão de me gabar, até porque não estou em posição para tal coisa, mas porque tudo aquilo que eu crio e produzo fazem parte de mim. Quando eu percebo que alguém leu e gostou, que eu consegui alcançar os sentimentos daquela pessoa, sinto que meu trabalho foi cumprido. Como autora, essa é minha maior prioridade.

8 – Agora saindo um pouco da sua light-novel e falando da autora, quem é a Jennifer Maurer para que as pessoas possam te conhecer melhor? E quem é Verde Elfa?

R: Ahahaha, é meio difícil falar de mim. Sou autora há muitos anos e apaixonada por leitura desde pequena. Estou no penúltimo ano do ensino médio e planejo fazer uma faculdade. Acompanho animes do lançamento, sou muito caseira – mas também gosto de sair pra ir comer, ver filmes e essas coisas – e, todos os dias, eu escrevo. Acho que metade do meu dia se resume a escrever e treinar, já que faz parte do que eu sou.

Pode chamar ela de Demi, ela é ilustradora e colorista digital. Uma nerd apaixonada por cultura japonesa, fantasia medieval, tecnologia, jogos, RPG, música e mangá. “A maior vantagem de amar o que faço é poder passar bastante tempo desenhando”, e o resto do tempo ela está jogando com amigos online ou offline.

9 – Por fim, o que nós poderemos esperar da história de Ryota, dos seus amigos e os desafios que estão por vir?

R: Vários plots, principalmente a partir do segundo volume – que é quando a coisa vai começar a pegar fogo ahuauhahuahua -, personagens que vão te mostrar uma coisa e são outra, um desenrolar de vários clímax que já possuem um final definido, algumas perdas de personagens – porque faz parte – e, principalmente, tenho em vista um grande futuro pra obra. Estou trabalhando e lutando pra que ela ganhe espaço no mercado brasileiro e, quem sabe, no mundo.

10 – Uma mensagem final para os leitores:

R: Vocês são tudo pro desenvolvimento de Ryota. Toda mensagem de carinho, toda resenha – com uma nota boa ou não -, cada comentário… Tudo isso faz ela crescer e evoluir. Tenho muitos planos e projetos pra Ryota em andamento que dependem somente do apoio de cada um dos meus leitores. Muito obrigada por tudo isso! Amo vocês <3


Então está ai, Ryota, uma novel 100% nacional com uma protagonista feminina que recomendo a todos que gostam de uma boa leitura na qual pode trabalhar a imaginação através dos detalhes colocados pela autora e claro, também recomendo a todos os amantes de shounen e de protagonistas que tem objetivos e trabalha duro superando obstáculos para alcançá-los.

Quero Ler, Onde adquirir?

Gostou dessa dica de novel? Então você pode adquirir e conhecer melhor as aventuras dessa garota chamada Ryota, nas páginas escritas fantasticamente pela Jennifer Maurer e ilustradas por Verde Elfa.

AMAZON: https://www.amazon.com.br/RYOTA-Jennifer-Maur…/…/B07SSCLWHB/

SARAIVA: https://www.saraiva.com.br/ryota-10563331.html

Você também pode consultar a fanpage do Facebook da light-novel e conhecer melhor a obra: https://www.facebook.com/ryotaoficial/

Obrigado Jennifer por me fazer conhecer a sua obra e parabéns a você e a Verde Elfa pela dedicação neste trabalho. Mais uma vez peço desculpas pelo atraso de publicar a matéria (entenderei se você quiser me enforcar pelo atraso). Sempre estarei torcendo pelo seu sucesso e que venham muitas aventuras para a protagonista e vou ficar aguardando novidades.


– Se você também ideias de matérias, artigos e reviews, entre em contato conosco aqui no site ou através de nossas redes sociais [Facebook – Twitter – Instagram]. Por favor, também não esqueçam de clicarem no Coraçãozinho vermelho ♥ lá no alto da página para sabermos o alcance dessa publicação.

  • E ai, o que acha? Gostou desse trabalho? Gostou do artigo de hoje? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

– Confira outros reviews aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

Sobre o autor

Luiz GP

Luiz é editor dos sites Anime Xis e Revista Mundo OK. Formado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e um fã de animes e cultura japonesa. Além de professor escolar, já atuou como locutor de web-rádio, fã de esportes (principalmente NFL, NBA, NHL, MLB e ciclismo), torcedor do São Paulo FC e baixista de banda de rock as vezes. Duvidas? Siga-me que eu respondo -> twitter e Insta: @oluizgp